Diário em Midgard — XI

Pulei no lago. Deitado sobre a água morna, abro e fecho os braços e as pernas como aquelas crianças que com o movimento dos corpos desenham-se anjos na neve. As ondinhas ondulam-se em nano-tsunamis. Sinto-me Gulliver ao ver, na margem próxima, as lontras — tão nadadoras! — olhando-me com olhos de quem viu o fogo de santelmo que acompanhou Colombo.

É uteral o sentimento, que toma carne e osso; e o sentido, que alivia o espírito. A paz dos mortos ressuscitados, será esta? A serenidade do caipira que nunca fugiu ao fogo-fátuo. A limpidez de temores do bebê que espirra no focinho do tigre. A calmaria dos pescadores que distinguem a densidade das gotas de vida das gotas de morte quando o horizonte pinga cinza.

A água está se resfriando. Ouço um roçar de cristais de grave timbre. Olho para o lado: vem passando, deslizando como folha outonal, uma montanha de gelo cor-de-céu. O âmago de minha coluna vibra — calafrio cálido. É um arrepio provocado por pena de arcanjo, uma cócega arrancada do estômago besuntado de vinho, carneiro, pão e maças caramelizadas. Corro à praia. Arranco a espada da bainha. Volto ao lago. Meus braços avançam até o lado oriental do castelo polar. A lâmina descasca-lhe um bom pedaço. Tenho já como viver por aqui alguns anos ainda. O cantil logo estará cheio.

Autor: Dayher Giménez

28 de abril de 1989, A.D.: nasci. Desde então, penso. Pindoramense e granadino, paulista e andaluz, brasileiro e espanhol. Neto de imigrantes e exilados por três costados (espanhol, austríaco e italiano) e brasileiro da gema por um costado (a tríade miscigenária da Terra de Santa Cruz). Graduado primordialmente em História pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Catanduva e em outras “coisas” — a grande palavra medieval! — da universitas magistrorum et scholarium. Em religião, cristão reformado. Em política, conservador libertário. Em futebol, palmeirense. Eis os crivos básicos. Ouso escrever sobre aquilo que me chama a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *